ManyChat Weslly Silva

Manychat Tutorial Guia Messenger Marketing e Facebook Chatbots

Manychat Tutorial. Atualmente, o marketing on-line é difícil. A competição é feroz, e às vezes parece que você tem que lutar contra dentes e unhas por cada novo cliente.

Talvez você esteja ficando frustrado. Talvez você esteja procurando uma vantagem na sua concorrência. Talvez você esteja procurando um novo canal de comunicação que ainda não esteja saturado com os comerciantes.
Se for esse o caso, você está com sorte.
Como o Facebook Messenger Marketing está em uma posição privilegiada para se tornar o canal de marketing # 1 do mundo nos próximos anos … e as empresas que se tornaram adotadoras precoce deste canal de rápido crescimento terão uma séria vantagem sobre seus concorrentes.
Se você quiser sair à frente, enquanto o mundo se afasta do e-mail e para as aplicações de mensagens, este guia é para você. Continue lendo para descobrir por que os aplicativos de mensagens são tão grandes (e por que eles continuarão a crescer), como usá-los para expandir seu negócio e, finalmente, obter um passo a passo do software líder do setor para o Facebook Messenger Marketing-Manychat Tutorial.


Para tornar esta postagem de mais de 6.000 palavras no Marketing do Messenger ainda melhor, use este índice para navegar em diferentes seções da publicação ou sinta-se à vontade para percorrer :).

  • A comunicação está mudando
  • O que é o Messenger Marketing e por que é importante?
  • Como crescer o seu negócio com o Messenger Marketing
    • Como obter assinantes do Facebook Messenger
    • Enviar mensagens para seus assinantes
    • Automatize seu marketing do Messenger com Chatbots
  • Como usar ManyChat
    • painel de controle
    • Público
    • Bate-papo ao vivo
    • Ferramentas de crescimento
    • Radiodifusão
    • Automação
    • Menu principal
    • Conteúdo
    • Integrando ManyChat com Zapier
    • Uma Dica rápida de ManyChat
  • Como criar um anúncio do Messenger dentro do Facebook
    • Anúncios de destino
    • Mensagens patrocinadas
  • Formas de usar ManyChat
    • Criação de chumbo
    • Atualizações de Pedidos
    • Entrega de Conteúdo
    • Retargando
    • Conduzir mais vendas
    • Apresentando ManyChat Flow Builder
  • Estudos de caso
  • Tempo para dar o primeiro passo
  • Fontes e Exemplos

Índice

A comunicação está mudando

A forma como as pessoas se comunicam está mudando de forma importante.
Basta comparar a maneira como você se comunica hoje com a maneira como você fez 10 ou 15 anos atrás. Se você é como a maioria das pessoas, você se afastou das chamadas de e-mail e telefone e para aplicativos de mensagens SMS e mensagens.
Como todos os outros, você provavelmente preferirá uma comunicação conveniente, instantânea e sempre ao seu alcance. E, porque a maioria de nós usa nossos smartphones como nosso PC principal (sem mencionar nossa principal fonte de contato com outros), preferimos uma comunicação que seja amigável para smartphones.
As aplicações de mensagens são a solução perfeita.
Eles são rápidos e intuitivos. As respostas que você obtém são curtas e fáceis de ler. E as pessoas gostam de usá-los!
Estas são apenas algumas das razões pelas quais os aplicativos de mensagens se tornaram tão universalmente populares hoje e por que eles são um ótimo canal para os comerciantes que procuram alcançar novos clientes e expandir seus negócios.

O que é o marketing do Messenger e por que é importante?

O Messenger Marketing é simplesmente o ato de marketing para seus clientes usando um aplicativo de mensagens.
Você pode criar uma lista, atraindo novos leads, nutrindo essas ligações enviando-lhes conteúdo e respondendo suas perguntas e, em última instância, converte essas ligações em novos clientes pagantes.
Conceitualmente, é semelhante ao funcionamento do Email Marketing. Mas na prática, o Messenger Marketing funciona muito diferente do e-mail. É muito mais conversacional – com o Messenger Marketing as pessoas estão procurando uma conversa que pareça 1-1, onde os e-mails da maioria das empresas são um para muitos. Também ao contrário do e-mail (onde as taxas de abertura e de clique continuam a declinar ano após ano), o Messenger Marketing está realmente crescendo .
Rapidamente.
E aqui estão alguns dos motivos pelos quais:

Taxas de engajamento alto

Um relatório de 2016 da Statista comparou as taxas de abertura e clique para diferentes tipos de e-mails. Em sua pesquisa, eles descobriram que as taxas médias de abertura de e-mail eram de 5,9% -18,8%, e as taxas médias de cliques foram 0,4% -2,1%.
Compare isso com o Messenger Marketing – onde os profissionais de marketing estão atualmente vendo taxas abertas de 80% ou mais e taxas de cliques superiores a 30% – e você começará a ter uma idéia do potencial desse novo meio de marketing.
As pessoas são muito, muito mais propensas a abrir e clicar em um aplicativo de mensagens do que estão com um e-mail. E essa é uma boa notícia para qualquer empresa na esperança de envolver suas ligações e prospects on-line. 

Apps do Messenger têm menos fricção do que o email

Uma das coisas lindas sobre os aplicativos de mensagens é que eles oferecem uma experiência de usuário perfeita com pouca fricção.
Em comparação, pense em toda a fricção que vem do uso do e-mail:
Em primeiro lugar, simplesmente olhar para sua caixa de entrada é provavelmente o suficiente para preenchê-lo com ansiedade. Se você é como a maioria das pessoas, sua caixa de entrada contém de algumas dúzias para várias mil mensagens não lidas. Ver todos aqueles “loops abertos” é doloroso, especialmente quando você sabe que pode demorar horas para classificar e organizar todas essas mensagens não lidas.
Exemplo de caixa de entrada de e-mail completa
Assustador, certo !?
Em segundo lugar, o email vem com a constante ameaça de spam e vírus. Estamos inundados com e-mails indesejados todos os dias, e todos conhecemos alguém que baixou acidentalmente um vírus de um email com aparência inocente. Portanto, o fator de confiança com o marketing por e-mail continua a diminuir.
Finalmente, considere quanto mais trabalho é abrir, ler e se envolver com um e-mail. Os e-mails tendem a ter um monte de texto e, dependendo do e-mail e do dispositivo que você está usando, esse texto pode ou não ser formatado corretamente para o seu dispositivo.
Você já tentou ler um email não-móvel-otimizado em seu telefone?
Correio de envio FedEx no celular não otimizado
É doloroso … e até mesmo grandes empresas como FexEx estão cometendo esse erro. Não só o texto é impossivelmente pequeno, mas, em alguns casos, você deve se deslocar para frente e para trás se o embrulho de texto estiver desligado.
Os aplicativos de mensagens não possuem nenhum fricção embutida. São lugares seguros e familiares para nós. Estamos confortáveis ​​em usá-los. As mensagens que recebemos em aplicativos de mensagens são tipicamente curtas e fáceis de ler, e elas são automaticamente formatadas para parecer ótimas.
Falando nisso… 

Apps Messenger são mais amigáveis ​​para o mercado do que SMS

OK, então o e-mail como um canal de marketing continua cada vez mais saturado. Mas por que não se voltar para o marketing SMS, em vez de usar aplicativos de mensagens?
Porque o SMS é decididamente não amigável ao mercado.
Se você já se inscreveu em uma lista de SMS, você sabe que o envio de mensagens SMS é muito simples. Suas opções para inserir imagens ou vídeos são limitadas. Você não pode enviar texto de hiperlink, o que significa que todos os URLs que você incluirão serão longos e feios. E você não pode incluir botões ou outras chamadas de ação personalizadas.
Para dizer claramente, o marketing SMS é feio .
E para compensar, pode ser caro. Especialmente quando você tem usuários que podem pagar até 10 centavos por mensagem de texto que eles recebem.
Estas são algumas das razões pelas quais o marketing por SMS nunca realmente decolou, e porque o Messenger Marketing oferece uma oportunidade muito melhor para os comerciantes.

Aplicativos de Messenger são mais pessoais

Outra grande coisa sobre aplicativos de mensagens, em comparação com a publicidade tradicional, é que eles são muito mais pessoais e interativos.
Apenas sobre todos os outros canais de publicidade tradicional – TV, mala direta, e-mail, impressão, rádio, etc. – é uma comunicação unidirecional. A empresa está se comunicando com você, e não há muito o que você pode fazer para personalizá-la.
Mas o Messenger Marketing muda isso.
Com o marketing do chatbot, as mensagens que você recebe podem ser facilmente personalizadas com base nos links que você clicar enquanto você progride através do fluxo de mensagens. E em qualquer ponto, você sempre pode digitar uma mensagem para a empresa e obter uma resposta pessoal de um representante de serviço ao cliente ao vivo.
Isso torna a comunicação em aplicativos de mensagens mais pessoal. É uma rua de dois sentidos, assim como a comunicação deve ser. E o mais importante, este é o tipo de comunicação que as pessoas estão crescendo a esperar das empresas com as quais eles fazem negócios.

Aplicativos de Messenger estão crescendo rapidamente

Em quase todos os países do mundo, o aplicativo mais utilizado é um aplicativo de mensagens. Eles são penetrantes; Todos os usam. E este tem sido o caso por algum tempo. Os aplicativos de mensagens superaram as redes sociais em termos de usuários ativos mensais de volta no início de 2015:

Manychat Tutorial

Manychat Tutorial

Agora, o aplicativo específico que as pessoas usam varia de país-Facebook Messenger é o aplicativo mais usado na América do Norte, enquanto a WhatsApp (também detida pelo Facebook) reina na Europa. Na China, o WeChat é o vencedor das mãos. Mas, independentemente do aplicativo específico, é claro que os mensageiros são o canal de escolha para pessoas de todo o mundo quando se comunicam com amigos e familiares.

Por que o Facebook Messenger?

Com todos os aplicativos de mensagens por aí, por que você deve se concentrar no Facebook Messenger como seu aplicativo para o Messenger Marketing?
Existem vários motivos.
Em primeiro lugar, se você mora nos EUA ou no Canadá, o Facebook Messenger é o vencedor despreocupado em termos de usuários. Com mais de 1,3 bilhão de usuários ativos a cada mês, o Facebook Messenger tem um enorme alcance.
Em segundo lugar, o Facebook testou e expandiu as capacidades do seu aplicativo Messenger para esse objetivo. Então, ao contrário do WhatsApp, que ainda é um aplicativo bastante bare-bones (mais como SMS), o Messenger possui a capacidade de criar bate-papos automáticos completos com imagens, vídeos, galerias, botões de chamada para ação e muito mais, tornando-se o aplicativo de escolha para comerciantes e empresários que buscam expandir seus negócios com o marketing de mensagens.

Como crescer o seu negócio com o Messenger Marketing

Agora que você conhece um pouco mais sobre o que é o Messenger Marketing e por que está se tornando um canal de marketing tão importante, vamos mergulhar em mais detalhes sobre como você pode realmente usar este canal de marketing para adquirir novas clientes e clientes.
Em primeiro lugar, examinaremos os princípios fundamentais e abrangentes do Messenger Marketing em geral. E então, na próxima seção, mostraremos como realmente fazer tudo dentro de ManyChat.

Como obter assinantes do Facebook Messenger

O primeiro passo no Messenger Marketing é obter alguns assinantes.
Se você compara o Messenger Marketing ao Email Marketing, isso seria o mesmo que aumentar sua lista de e-mail. Mas, ao contrário do Email Marketing (que envolve um processo cheio de fricção de exigir que alguém opte por), obter novos assinantes do Messenger é muito mais simples e fácil.
Há uma maneira de conseguir que alguém se inscreva na sua lista de assinantes ManyChat:

  1. Eles enviam uma mensagem para a página do Facebook da sua marca

É isso mesmo: eles não têm que digitar seus detalhes de contato ou executar qualquer tipo de confirmação de instigação irritante. Tudo o que eles têm a fazer é enviar uma mensagem.
Muito simples, hein?
Aqui está um exemplo de um anúncio no Facebook com “Enviar Mensagem” como chamar para ação. Se você viu este anúncio no seu boletim de notícias, clicou no botão e enviou uma mensagem para a empresa, você seria automaticamente adicionado à sua lista de assinantes ManyChat:
Postagem HubSpot usando a mensagem para se inscrever no Facebook

Ao usar os widgets da ferramenta de crescimento da ManyChat, você pode até incorporar um botão “Enviar Mensagem” no seu site, permitindo que as pessoas se juntem à sua lista de mensagens diretamente de uma postagem no blog:

Código e mensagem de Quill nos usamos em uma postagem de blog

E aqui está um exemplo de uma publicação usando o recurso “Comentar ao assinante” da ManyChat. Nesta publicação, o texto diz às pessoas que deixem um comentário se quiserem receber um guia gratuito:

Manychat Tutorial Guia Messenger Marketing e Facebook Chatbots

Manychat Tutorial Guia Messenger Marketing e Facebook Chatbots

Uma vez que você fizer isso, você receberá uma mensagem de resposta automática, assim:

Comentário do coach rock ao exemplo do recurso de mensagem

Enviar mensagens para seus assinantes

Agora que você tem alguns assinantes, o que você faz em seguida?
Bem … você envia-lhes algumas mensagens, é claro!
Neste ponto, pode ser útil usar o Email Marketing como ponto de referência. Quando você envia uma mensagem via Email Marketing, você basicamente tem 2 opções:

  • Enviar uma transmissão única
  • Configure uma série de autoresponder

O mesmo acontece com o Marketing de Messenger. Você pode enviar transmissões únicas para toda a sua lista (ou para segmentos menores da sua lista) …
E você também pode configurar mensagens automatizadas que respondem a determinadas palavras-chave com respostas pré-escritas. E quando você combina uma série de seqüências automatizadas para oferecer aos usuários uma experiência interativa e conversacional, isso é chamado de “chatbot”.

Automatize seu marketing do Messenger com Chatbots

Os Chatbots enviam conteúdo para seus usuários automaticamente, com base nas ações que eles tomam (clicando em botões de chamada para ação, digitando certas palavras-chave, etc.).
Mas, ao contrário dos autoresponders de e-mails, o chatbots permite ramificação lógica e maior personalização. Em vez de simplesmente explodir o mesmo e-mail para todos, os chatbots permitem opções de menu como esta:

Isso dá ao usuário a opção de escolher as informações que eles obtêm – para que eles apenas recebam mensagens em que eles estão interessados. (O que provavelmente é outra razão pela qual o Messenger Marketing possui altas taxas de engajamento).

Como usar ManyChat Tutorial

Agora que exploramos algumas das estratégias para usar o Facebook Messenger Marketing para crescer o seu negócio, vamos realmente cavar e dar uma olhada em como você pode implementar essas estratégias usando o ManyChat.
crie seu primeiro botão de mensageiro com ManyChat
Para manter as coisas simples, estaremos explorando cada seção da área do membro em ordem. Se você olhar para o menu no lado esquerdo da tela ManyChat, essas são as áreas que iremos cobrir nesta parte do guia:

painel de controle

Seu painel de controle é uma tela simples que fornece detalhes gerais sobre sua conta. Você pode ver um gráfico de assinantes ativos, assinantes líquidos e assinantes / cancelados em um determinado intervalo de datas:
painel de controle do code & quill messenger

Público Manychat Tutorial

Esta é outra tela bastante direta. Todos os seus assinantes estão listados, juntamente com algumas informações básicas. Se você clicar em um usuário, você verá informações mais detalhadas, como suas tags e quais seqüências se inscreveram:
exemplo do painel muitoschat

Você também pode fazer alterações em seus assinantes aqui:

exemplo de painel do público de vários times

Se você clicar no botão “Ações em massa” no canto superior direito, você pode adicionar ou remover uma etiqueta, assinar ou cancelar os usuários de uma seqüência, cancelá-los ou ajustar seus campos personalizados:

exemplo de muitas ações em massa

Bate-papo ao vivo Manychat Tutorial

Este é o lugar onde ManyChat acompanha todas as suas conversas ao vivo e não automatizadas.
Sempre que alguém lhe envia uma mensagem – seja enviando feedback, fazendo uma pergunta, agradeça ou seja o que for, essas mensagens aparecerão aqui. Desta forma, os representantes do serviço ao cliente terão uma localização central onde eles podem lidar com os problemas dos clientes.
No lado direito da tela, o ManyChat exibe alguns detalhes sobre o usuário em questão. Mostra seu nome, imagem, gênero e idioma.
Você também pode escolher marcar o usuário ou inscrevê-los em uma nova seqüência:
manychat nova seqüência de usuários

Tenha em mente que as conversas de conversas ao vivo têm um prazo de 24 horas. Depois que esse tempo passou, você pode responder a mensagens de bate-papo ao vivo somente se você estiver respondendo sobre um problema de serviço ao cliente que exigiu mais de 24 horas para resolver:

Ferramentas de crescimento Manychat Tutorial

Esta é uma das partes mais legais de ManyChat. Dentro da área Ferramentas de Crescimento, você pode personalizar uma série de sobreposições, widgets e pop-ups diferentes para ajudar a encorajar as pessoas a se envolver com você através do Messenger e se juntar à sua lista de assinantes.
Depois de clicar no botão “+ Nova ferramenta de crescimento” no canto superior direito, você verá uma lista de opções:
Exemplos de ferramentas de crescimento ManyChat
Primeiro abordaremos o que cada uma dessas ferramentas faz. Então, explicaremos como configurar cada uma dessas Ferramentas de Crescimento de acordo com suas necessidades e metas em diferentes situações.
Widgets de sobreposição Manychat Tutorial
Aqui você pode criar e incorporar 4 tipos diferentes de widgets em seu site. Cada widget contém um botão de chamada para ação perguntando ao usuário para abrir o Messenger e se envolver com seu chatbot.
Os 4 tipos de widgets de sobreposição são:

  • Bar : Isso cria uma barra de ativação que mostra ao longo da parte superior da tela.
  • Slide-In : Isso cria uma janela de ativação que se encaixa na exibição da borda da tela.
  • Modal : Isso cria uma janela pop-up no centro da tela.
  • Takeover da página : isso cria uma sobreposição de página inteira que retoma a tela inteira.
Manychat Tutorial

Manychat Tutorial

Aqui está um exemplo do que o widget “Slide-In” parece:

Widgets incorporáveis Manychat Tutorial
As próximas 2 ferramentas de crescimento, “Botão” e “Caixa”, permitem que você incorpore um widget diretamente no conteúdo de um site (em vez de sobrepor sobre o conteúdo). Mais uma vez, o botão de chamada para ação fará com que a pessoa abra uma conversa do Messenger com você.
Aqui está um exemplo do widget “Caixa”:
exemplo de widget de caixa de muitos
Página de destino
Com esta opção, ManyChat irá realmente hospedar uma página de destino simples para você. Esta página de destino tem apenas um objetivo, que é fazer com que o visitante se envolva com você no Messenger e se junte à sua lista de assinantes ManyChat.
Esta é uma ótima ferramenta para empresas que não possuem seu próprio site ou preferem ter uma página de destino separada para gerar novos assinantes.
Como configurar seus widgets de ferramentas de crescimento
Agora que você tem uma idéia do que cada ferramenta de crescimento faz, vamos dar uma olhada em como você pode configurar essas ferramentas. E, em sua maior parte, as opções de personalização dentro de cada ferramenta são muito semelhantes.
Em quase todos os casos, você pode configurar essas 4 coisas:

  1. Estado inicial
  2. Estado enviado
  3. Opt-In Actions
  4. Configuração

Estado inicial

Nesta primeira guia, você pode personalizar seu “Estado Inicial” – em outras palavras, é assim que o seu widget se parece antes que a pessoa se envolve com ele. Você pode ajustar coisas como as cores, o texto, quanto tempo o widget é exibido e assim por diante.
widget de estado inicial de manychat

Estado enviado

Aqui é onde você pode personalizar o que o widget fará depois que as mensagens da pessoa você. Na maioria dos casos, este será algum tipo de mensagem de agradecimento:
O exemplo de exemplo enviado pelo marketing de mensagens em vários países

Opt-In Actions

Em seguida, você pode personalizar o que acontece quando essa pessoa lhe manda uma mensagem específica, você pode escolher a mensagem que receberá e a qual se inscreverão:
exemplo de página opt-in de marketing de mensagens em vários idiomas

Configuração

 Finalmente, a guia “Configuração” fornece os detalhes e informações de personalização sobre como você pode incorporar cada ferramenta em seu site. A partir daqui, você pode instalar seu fragmento de JavaScript (se aplicável), especifique quais as páginas para mostrar o seu widget, quais os tipos de dispositivos a serem segmentados, e mais.
URL de referência do Messenger
Esta ferramenta permite que você crie um URL que abrirá a página de um bot em Messenger. Isso facilita o envio de visitantes a qualquer chatbot com um único clique .
Comentários do Facebook
Esta ferramenta de crescimento altamente eficaz permite adicionar usuários à sua lista de assinantes quando eles comentam em uma publicação específica do Facebook.
Veja como funciona:

  1. Primeiro, um usuário vê sua postagem no Facebook.
  2. Eles deixam um comentário na sua postagem.
  3. Depois de deixar um comentário, eles recebem uma mensagem automática do seu chatbot.
  4. Se eles respondem a essa mensagem do chatbot, eles serão adicionados à sua lista de assinantes ManyChat.

Coisas bastante poderosas, hein? Então, veja como você pode configurá-lo sozinho.
Quando você clica nessa ferramenta de crescimento, você verá uma lista de opções que se parecem com isto:
ferramenta de crescimento de marketing de mensageiro manychat

A primeira guia permite que você personalize quais comentários receberão sua mensagem automática. Se você especificar uma lista de palavras-chave no campo final, os usuários que comentarem receberão sua mensagem automática SOMENTE se incluirem uma das palavras-chave nessa lista. Se você não especificar nenhuma palavra-chave nesse campo final, qualquer pessoa que comente em sua postagem será inscrita em seu chatbot.

A próxima guia, “Auto-resposta”, é onde você pode personalizar a mensagem automatizada que os usuários receberão depois de deixar um comentário. Ao criar esta mensagem (que deve ser somente de texto), tenha em mente que seu objetivo é obter o usuário para responder a você. Essa é a única maneira que eles serão adicionados à sua lista de assinantes e a única maneira de envolvê-los com seu chatbot.

Manychat messenger marketing facebook comments setup
Observe como o Coach Rock pediu aos usuários que “respondessem e me avisassem que este link foi aberto para você”.
ferramenta de crescimento de rock do coach de marketing de vários produtos

Esta é uma ótima maneira de garantir que as pessoas se tornem um assinante de mensagens. Você também pode solicitar aos usuários que digitem outra palavra-chave para entregar o que você prometeu na publicação.

Ao criar sua auto-resposta, tenha em mente que o Facebook está vigiando essas mensagens automatizadas. Como resultado, ManyChat limita a velocidade na qual suas mensagens automatizadas podem ser enviadas. Então, se você tiver uma publicação especialmente popular, pode haver um atraso entre os usuários comentando sua postagem e recebendo sua resposta automática.

A guia final desta ferramenta de crescimento, “Opt-In Actions”, permite enviar uma mensagem personalizada a qualquer pessoa que responda no Messenger e opte pela sua lista ManyChat. E você pode personalizar isso ainda mais enviando uma mensagem específica a qualquer pessoa que responda com uma determinada palavra-chave:

muitas opções de ativação de marketing de messenger

As possibilidades com esta ferramenta são realmente incríveis. Por exemplo, o DigitalMarketer usa esse recurso para permitir que as pessoas baixem um guia gratuito se responderem à mensagem de boas-vindas com a palavra “guia”:

Exemplo de marketing digital marketing
Anúncios do Facebook JSON
Anúncios do Facebook JSON é um recurso ManyChat PRO que permite que você converta os usuários que clicaram em um anúncio do messenger do Facebook em assinantes de bot imediatamente, sem que eles tenham que enviar sua página!
Copie e cole simplesmente o código em “configuração” na plataforma de anúncios do Facebook (no nível do anúncio) ao configurar seu anúncio. Aqui está um tutorial de vídeo passo-a-passo sobre como fazê-lo:


Código do Facebook Messenger
A capacidade de gerar um código de messenger do Facebook também é um recurso ManyChat PRO .
Os códigos do Messenger podem ser digitalizados para ligar instantaneamente o usuário ao seu bot, não é necessário digitar. Eles são ótimos para furar em folhetos, anúncios ou em qualquer lugar do mundo real onde você quer que as pessoas experimentem seu bot.

Radiodifusão

Aqui é onde você pode enviar mensagens de transmissão para seus assinantes do ManyChat. De muitas maneiras, é muito similar ao envio de um email de transmissão do seu provedor de serviços de e-mail.
A opção Broadcast em ManyChat permite que você inclua muitos tipos diferentes de conteúdo em sua transmissão, de texto para imagens para vídeos e mais:
recurso de conteúdo de marketing de mensagens de muitos

Ao clicar na guia “Configurações”, você poderá personalizar os detalhes sobre como sua mensagem é enviada. Veja como é essa tela:

configurações de conteúdo de marketing do messenger muitos
A partir daqui, você pode escolher segmentar assinantes com base em várias condições diferentes, incluindo:

  • Tags (para que você possa segmentar todos os que são marcados como “interessado em_rock_climbing”)
  • Opt-in widgets (para que você possa segmentar todos os que optaram por um widget de sobreposição específico)
  • Assinatura de sequência (para que você possa segmentar todos na sua sequência de “liderar”)

Você também pode segmentar os usuários com base em informações demográficas mais genéricas, como gênero, idioma, etc. Você pode ver a lista completa clicando no botão “+ Condição” ao lado de “Segmentação”:
configurações de conteúdo de marketing do messenger muitos
Tenha em atenção quando você enviar uma transmissão, você deve escolher um tipo de mensagem. Os 3 tipos de transmissões ManyChat são transmissões de subscrição, transmissões promocionais e transmissões de acompanhamento. E cada tipo de transmissão vem com algumas limitações:

  • Transmissão de assinatura: estas mensagens não podem conter anúncios ou materiais promocionais, mas podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Transmissão promocional: transmissões promocionais podem conter anúncios e outras promoções, mas você só pode enviá-los para assinantes ativos nas últimas 24 horas.
  • Transmissão de Acompanhamento: Após o final da janela de 24 horas você tem a capacidade de enviar uma mensagem de acompanhamento. Uma vez que uma pessoa recebe sua transmissão de seguimento, você não poderá enviar-lhes nenhuma transmissão promocional até que eles interajam novamente com você.

Você pode achar que é um pouco estranho que você esteja restrito no tipo de mensagens que você pode enviar aos assinantes, mas esta é a maneira do Facebook de proteger seus usuários contra spam e mensagens indesejadas. Lembre-se: a pessoa média recebe 121 e-mails por dia. Essa enorme quantidade de e-mails é porque o e-mail, como canal de marketing, está se tornando menos e menos responsivo.
Ao certificar-se de que você pode enviar apenas conteúdo relevante aos assinantes interessados, o Facebook está protegendo não apenas seus usuários – mas o Messenger como um canal de marketing.

Automação

Para muitos comerciantes, a seção Automação de ManyChat é onde a magia real acontece. É aqui que você pode criar campanhas de set-it-and-forget-it que irão envolver os usuários, estimular as perspectivas e até mesmo transformar leads em vendas.

Menu principal

Pense no seu menu principal como a navegação de alto nível em seu site. Aqui é onde você deve incluir links para o conteúdo mais relevante e importante em seus chatbots.
Seu menu de nível superior é limitado a 3 itens, cada um dos quais pode ter um submenu com até 5 itens.
tela do menu principal do marketing de mensagens de muitos
Na maioria dos casos, o objetivo do seu menu deve ser ajudar os usuários a encontrar o que estão procurando o mais rápido e facilmente possível. Então, uma boa idéia pode ser categorizar seu conteúdo de chatbot em grandes baldes.
Por exemplo, um site de viagens como o Kayak pode usar uma estrutura de menu ao longo das linhas de:

  • Reserve um hotel
  • Agendar um voo
  • Alugar um carro

Enquanto uma empresa de tecnologia pode optar por um menu como este:

  • Procurar Desktops
  • Procurar laptops
  • Procure Tablets

E uma empresa como a NFL pode criar um menu como:

  • Pontuação
  • Notícia
  • Classificação

Resposta padrão
Pense em sua resposta padrão como uma opção de retorno. Se alguém pergunta ao seu chatbot uma pergunta que seu bot não sabe como responder – digamos que a pergunta não contém palavras-chave – ele responderá com sua resposta padrão.
Uma boa opção aqui é dar aos usuários alguns exemplos de coisas sobre as quais eles podem perguntar (em outras palavras, algumas das palavras-chave que você configurou). Este também seria um bom lugar para fornecer um menu de algumas das diferentes opções de mensagens, como esta:
resposta de hubspot fallback em manychat
Mensagem de boas-vindas
Uma das primeiras mensagens que você deseja configurar dentro de ManyChat é sua mensagem de boas-vindas. Isto é exatamente o que parece: é a primeira mensagem que todos os seus usuários receberão quando interagirem com você no Facebook Messenger.
Para ver e editar a sua mensagem de boas vindas, clique em “Automação” no lado esquerdo da tela e clique em “Mensagem de boas-vindas”:
manychat messenger marketing edite sua mensagem de boas-vindas

A partir daqui, clique em “Editar mensagem” no canto superior direito:

manychat edite seu botão de mensagem de boas-vindas

Agora você pode personalizar sua mensagem de boas-vindas adicionando texto, botões, imagens, vídeos e muito mais:

edite sua mensagem de boas-vindas manychat
Observe que você tem a opção de adicionar um atraso na sua mensagem. Isso pode ser realmente útil quando você quer dar a sua perspectiva tempo suficiente para ler uma mensagem antes de receber a próxima. Então, se você incluir várias linhas de texto em sua mensagem de boas-vindas, considere adicionar um pequeno atraso entre as mensagens para que seus usuários possam acompanhar.

Então, o que você deve incluir na sua mensagem de boas-vindas?
Primeiro, você provavelmente deve dizer oi e agradecer aos usuários por se conectarem com você. Se houver alguma informação preliminar que eles devem saber sobre você ou sua empresa, este pode ser um bom lugar para incluir essa informação.
Em seguida, é uma boa idéia dar aos seus usuários algumas opções para interagir com seu chatbot. Por exemplo, você pode querer incluir vários botões que ajudarão a orientar as pessoas até o que eles deveriam fazer a seguir.
Aqui estão algumas idéias:

  • Inclua links para seu blog, podcast e alguns dos seus vídeos mais populares
  • Dê aos usuários a opção de baixar recursos do seu site (white papers, relatórios gratuitos, etc.)
  • Inclua um botão “Sobre nós” que informará os usuários sobre sua empresa
  • Liste algumas das palavras-chave diferentes que os usuários podem digitar para se envolver com seu chatbot

Nenhuma duas empresas devem ter a mesma mensagem de boas-vindas, porque cada empresa é um pouco diferente. A chave é pensar sobre o que sua empresa oferece, o que seus usuários estão procurando e o que seria mais útil para eles verem.
Aqui está um ótimo exemplo de Instalocate:
Instalar mensagem de boas-vindas manychat
Eles oferecem uma meia dúzia de opções diferentes, cada uma das quais é altamente relevante para o que eles oferecem. Eles também incluem links como “Mostrar ajuda”, “Mostrar um exemplo” e “Como funciona”. Cada um desses botões fornece informações úteis que mostram aos usuários exatamente como usar o chatbot para obter atualizações de status de vôo, alertas em tempo real e Compensação gratuita por atrasos nos vôos.
Confira este vídeo para ainda mais na criação de uma mensagem de boas-vindas:


Palavras-chave
Sem dúvida, as palavras-chave são uma das partes mais úteis de ManyChat. Este recurso oferece o poder de criar respostas automatizadas do bot sempre que seus usuários façam uma determinada pergunta. Isto é essencialmente … como você cria um bot!
Para criar uma nova palavra-chave, basta clicar em “+ Nova regra” na esquina:
ManyChat messenger marketing usa palavras-chave
Em seguida, clique na caixa que aparece e digite as palavras-chave para as quais deseja criar uma resposta automática. Tenha em mente que você pode querer incluir várias variantes próximas de sua palavra-chave. Então, se a palavra-chave for “exercícios físicos”, provavelmente você deve incluir palavras-chave semelhantes, como “treino”, “saídas de trabalho” e assim por diante.
A próxima coisa que você precisará configurar é a resposta para essa palavra-chave. Esta é a seqüência de texto, fotos, vídeos, botões, etc., que seu bot responderá depois que o usuário digitar esta palavra-chave. E aqui você tem 2 opções para configurar este conteúdo: você pode criar uma nova resposta ou pode escolher um conteúdo existente da sua biblioteca.
Finalmente, você pode escolher entre várias ações diferentes – como marcar o usuário, subscrevê-las em uma seqüência, e assim por diante.
Esta é uma parte do Manychat Tutorial com o qual você deseja se familiarizar. As palavras-chave desempenham um papel importante na criação de chatbots altamente interativos.
Sequências
De certa forma, as sequências são muito parecidas com autoresponders de e-mail. Eles permitem que você encadure uma série de mensagens, cada uma com um atraso de tempo personalizado entre a entrega. Veja o que uma sequência parece dentro de Manychat Tutorial:

Para adicionar uma nova mensagem, basta clicar em “+ Mensagem” e especificar o conteúdo que deseja incluir com essa mensagem. Você pode criar uma nova mensagem ou selecionar conteúdo existente da sua biblioteca.

Ao clicar no texto à esquerda da mensagem, você pode especificar quanto tempo o ManyChat deve aguardar antes de enviá-lo:

Seu atraso pode variar de nada (enviar imediatamente) para qualquer número de minutos, horas ou dias.

Conteúdo

Pense nisso como seu arquivador Manychat Tutorial, seu repositório de conteúdo centralizado. É onde você pode salvar e classificar todas as suas seqüências, mensagens opt-in, palavras-chave e muito mais.
Você também pode criar pastas para manter seu conteúdo organizado de forma que faça sentido para sua empresa:
muitas pastas de conteúdo de marketing de messenger
E você, naturalmente, pode editar qualquer um de seus conteúdos simplesmente clicando nele.

Integrando ManyChat com Zapier

Agora você pode usar o Zapier para integrar automaticamente o ManyChat com mais 750 ferramentas de marketing que você está usando online.
Você gostaria de adicionar assinantes ManyChat à sua lista de e-mail no MailChimp?
Que tal capturar registros de webinar através do Messenger (ao enviar lembretes e acompanhamentos diretamente da sua conta ManyChat)?
Ou talvez você prefira integrar o ManyChat com o Salesforce para que você possa enviar notificações automaticamente sobre novos leads qualificados para sua equipe de vendas?
Tudo isso é possivelmente usando o Zapier & ManyChat. E quando estiver pronto para configurar algumas integrações avançadas do Zapier com sua conta ManyChat, clique neste link para obter instruções passo a passo sobre como fazer exatamente isso:
[Zapier + ManyChat] 4 maneiras de integrar ManyChat em seu negócio

Uma Dica rápida de ManyChat

Esperemos que este guia tenha ajudado a responder algumas das suas maiores perguntas sobre o uso do ManyChat. Mas há muitas ferramentas em ManyChat, e estamos adicionando novos recursos o tempo todo.
Se você está confuso sobre como um recurso funciona, procure um “?” Perto do topo da tela. Se você passar o mouse sobre esse ponto de interrogação, você verá uma tela aparecer com uma explicação de como esse recurso funciona – juntamente com um pequeno vídeo que o orienta sobre como usá-lo:
dica rápida de muitos com palavras-chave

Como criar um anúncio do Messenger dentro do Facebook

Como o Messenger está tão integrado ao Facebook, o Messenger Marketing está, em muitos casos, intimamente ligado ao marketing do Facebook. E existem vários tipos diferentes de anúncios do Facebook que você pode executar, o que resultará em pessoas que interagem com seus chatbots.

Anúncios de destino – Manychat Tutorial

Ao criar uma campanha do Facebook, você agora tem a opção de usar o Messenger como o objetivo – o que significa que o Facebook mostrará seus anúncios para pessoas com maior probabilidade de abrir o Messenger e enviar uma mensagem:
facebook Qual é a tela do seu objetivo de marketing

Esta é uma opção útil quando você está tentando criar sua lista de assinantes ManyChat.

Quando você escolhe esse objetivo, o Facebook configurará automaticamente o seu CTA como “Enviar Mensagem”:

facebook anúncio CTA enviar mensagem

A partir daí, você pode personalizar as primeiras mensagens que as pessoas verão dentro do Messenger depois de clicarem no seu anúncio. Você pode até incluir respostas rápidas ou botões para incentivar os usuários a interagir com você:

exemplo de mensagem de envio de facebok
Claro, se você é um usuário do ManyChat do que qualquer pessoa que lhe envie uma mensagem de um desses anúncios será adicionada à sua lista de assinantes. É por isso que esta é uma ótima estratégia para obter pessoas interagindo com seu chatbot e criar sua lista de assinantes ManyChat.

Mensagens patrocinadas – Manychat Tutorial

Outra opção é enviar “Mensagens patrocinadas”, que é onde seus anúncios aparecerão diretamente dentro do aplicativo Messenger de alguém. Se continuarmos usando o email como nosso ponto de referência, esse é o tipo de equivalente do Messenger para pagar uma queda de email solo. Em outras palavras, você está pagando para entregar suas mensagens para alguém que não está necessariamente na sua lista de assinantes.
Veja o que parece do ponto de vista do usuário:
receba mensagem do Facebook no facebook

Para criar anúncios como este, você simplesmente precisa escolher “Messenger” como a opção de posicionamento para seus anúncios. Ao configurar um novo conjunto de anúncios, role para baixo até a área “Posicionamentos” e clique na caixa ao lado de “Mensagens patrocinadas”:

Manychat Tutorial Guia Messenger Marketing e Facebook Chatbots

Manychat Tutorial Guia Messenger Marketing e Facebook Chatbots

Agora você poderá enviar mensagens patrocinadas diretamente para o aplicativo Messenger de alguém.
Tenha em mente: se a pessoa responder à sua mensagem patrocinada, eles serão adicionados à sua lista de assinantes ManyChat. E se eles respondem à sua mensagem patrocinada usando uma das suas palavras-chave, elas receberão sua resposta normal do chatbot para essa palavra-chave.
Como você pode ver, as possibilidades são infinitas para criar campanhas de marketing altamente interativas e individualizadas!

Maneiras de usar ManyChat

Agora que você sabe como configurar mensagens, palavras-chave e sequências dentro de ManyChat, vamos dar um passo atrás por um minuto e pensar estrategicamente. Como você pode usar essa nova ferramenta para ajudar a crescer seu negócio enquanto oferece uma melhor experiência de usuário para seus clientes?
Aqui estão algumas idéias para ajudá-lo a começar:

Criação de chumbo Manychat Tutorial

O Messenger é uma ótima maneira de nutrir seus clientes potenciais e prospects através de uma combinação de vendas baseadas em educação, superando objeções e lembrando os usuários ao longo do tempo sobre os benefícios de seu produto ou serviço.
A chave aqui é garantir que suas mensagens induzam uma conversa de vendas ideal. Por exemplo, se você vende mixers high-end, use o marketing do Messenger para que seus clientes potenciais pensem em todas as maneiras pelas quais um liquidificador de ponta pode simplificar e melhorar sua vida. E ao mesmo tempo, aponte as situações em sua vida cotidiana onde atualmente estão perdendo alguns desses ótimos benefícios.

Manychat – Atualizações de Pedidos

Mais e mais empresas de comércio eletrônico estão usando o Messenger para entregar atualizações de pedidos e envios diretamente dentro do aplicativo:
Exemplo de atualizações de pedidos de marketing de mensagens de vários sites

Isso proporciona uma experiência mais rápida e fácil para muitas pessoas que preferem usar o Facebook Messenger por e-mail.

Manychat Tutorial Guia Messenger Marketing e Facebook Chatbots

Manychat Tutorial Guia Messenger Marketing e Facebook Chatbots

E porque as informações de remessa são entregues diretamente no Messenger, torna fácil para os clientes fazer perguntas sobre seu pedido e obter uma resposta rápida de um representante de serviço ao cliente.

Entrega de Conteúdo Manychat Tutorial

O Messenger é uma ótima maneira de aumentar o consumo de qualquer conteúdo novo. Talvez você tenha apenas publicado uma postagem no blog, um vídeo ou um podcast. Nesse caso, dispare uma transmissão para seus assinantes Manychat Tutorial convidando-os a verificar isso!

Manychat Tutorial

Manychat Tutorial

E, em alguns casos, você poderá enviar esse conteúdo diretamente no próprio Messenger através de uma combinação de texto, imagens e vídeos.

Retargando

O Facebook é conhecido como um ótimo canal de remarketing para pessoas que visitaram seu site sem comprar seu produto – e o Messenger Marketing é tão eficaz.
Aqui está uma maneira fácil de configurar o redirecionamento para o Messenger Marketing:
Primeiro, defina a audiência que deseja segmentar dentro do Facebook. Para este exemplo, digamos que é composto por pessoas que visitaram sua página de vendas sem comprar seu produto:
Em seguida, crie um anúncio com “Enviar Mensagem” como chamada para ação. E no texto do seu anúncio, peça às pessoas que lhe enviem uma mensagem com a sua pergunta # 1 ou hesitação em relação ao seu produto:
Esta é uma maneira pessoal e de baixa fricção para descobrir o que está impedindo as pessoas de comprar seu produto. Armado com essa informação, você pode fazer várias coisas para aumentar as conversões – como superar essas objeções um a um com suas ligações dentro do Messenger e atualizar sua página de vendas para resolver suas objeções mais comuns.

Conduzir mais vendas

Eu não quero que você pense que ManyChat é apenas uma ferramenta de engajamento. Você pode usar absolutamente as ferramentas em sua conta ManyChat para gerar mais vendas e conversões para aumentar a rentabilidade da sua empresa.
Como você aprendeu há pouco, uma seqüência de ManyChat é uma maneira perfeita de nutrir leads. E o que você deve fazer no final dessa seqüência? Por que, você deve dar aos seus usuários um pedido de ação para comprar seu produto ou serviço, é claro!
Na maioria dos casos, isso implicará a criação de um botão que desencadeia o Messenger e na sua página de vendas, página do produto ou página de registro. Mas como o Messenger Marketing fica mais e mais sofisticado, suas opções continuam a crescer.
Considere isso: usando nossa integração do Zapier, é possível registrar um assinante para um webinar – diretamente do Messenger. E então você pode até fornecer mensagens automáticas de acompanhamento, também no Messenger. Para as empresas que dependem de webinars para dirigir compras e inscrições de teste, essa tática pode ser uma mudança de jogo.
Você também pode criar outras ações de conversão personalizadas dentro do Manychat Tutorial, como agendar um compromisso ou ligar para um telefone #. Estas são escolhas perfeitas para as empresas cujo processo de vendas normalmente requer algum tipo de contato com uma pessoa de vendas.

Manychat Tutorial – Apresentando Manychat Tutorial Flow Builder

Outubro foi um mês emocionante para Manychat Tutorial! Com a introdução do Flow Builder, tomamos o Messenger Marketing para um nível ainda melhor com o nosso editor visual revolucionário. Agora, configurando transmissões e sequências de forma mais rápida, fácil e intuitiva do que nunca.
Confira esta postagem para obter a coleção completa: Apresentando o Manychat Tutorial Flow Builder: um Editor Visual Revolucionário para o Marketing de Messenger .

Manychat Tutorial – Estudos de caso

Quer alguns exemplos do mundo real de como as empresas estão usando Manychat Tutorial para gerar leads e vendas para expandir seus negócios? Aqui estão alguns estudos de caso recentes publicados no blog ManyChat:
Como a Estética pela Ciência vendeu US $ 5.000 de T-Shirts Usando Manychat Tutorial (… em 3 Horas e 0 Despesas de Anúncios!)
Como o Messenger Bots e ManyChat levaram o Live Video de Molly Mahoney ao vivo no passado 1 milhão
Mackensie Liberman: 100% de taxa aberta em promoção de restaurantes mexicanos

Manychat Tutorial – Tempo para tomar o primeiro passo

Agora que você sabe como configurar suas próprias campanhas de Marketing de Messenger usando o ManyChat, há apenas uma coisa a fazer: dê o primeiro passo! Se você já é um usuário do ManyChat, isso significa entrar em sua conta e trabalhar com as etapas deste guia para criar seu próprio chatbot de marketing.
Se você ainda não é um usuário do Manychat Tutorial, o que você está esperando?
Todos os dias, mais e mais empresas estão se juntando à mania do marketing do Messenger e descobrem o quão eficaz é o marketing quando você se comunica com suas ligações de forma personalizada e interativa. É 100% gratuito para se inscrever, então você não tem nada a perder.

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Manychat Tutorial Guia Messenger Marketing e Facebook Chatbots
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Manychat Tutorial. Atualmente, o marketing on-line é difícil. A competição é feroz, e às vezes parece que você tem que lutar contra dentes e unhas por cada novo cliente.
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Conversão em Ação
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Hoje me considero um intraempreendedor, pelas minhas experiências trabalhando dentro de outras empresas. No Desenvolvimento de Sites, minha especialidade é o Google Adwords, Google Analytics, Google Tag Manager, Google Data Studio, Joomla! e Wordpress, no qual já desenvolvi diversos projetos de pequeno a grande porte, já fiz diversos treinamentos em empresas.